Descrição do produto

Fazer muito a partir de muito pouco: tarefa de pesquisador que alia ao faro detetivesco qualidades de analista crítico estudioso e arguto. Assim é Eduardo Campos Lima, que recupera as realizações do Teatro Jornal, do qual ficaram minguados registros, dadas as próprias características da modalidade, bem como as circunstâncias adversas em que apareceu.

O Teatro Jornal, iniciado no Teatro de Arena de São Paulo, sob direção de Augusto Boal, em 1970, dando origem a dezenas de grupos, que disseminaram a modalidade, é marco importantíssimo do teatro brasileiro de resistência à ditadura. Faltavam estudos sobre ele, vistas as dificuldades da empreitada. Finalmente alguém as superou, e nos oferece essa página do nosso teatro militante, reconhecível em seu alcance e em seus limites.

Indo além, o pesquisador nos revela outro objeto pouco estudado e conhecido no Brasil: o teatro de agitação e propaganda realizado nos Estados Unidos, na década de 1930. Refaz a história do Federal Theatre Project e analisa uma de suas peças. Conta Eduardo que não conseguiu a liberação do texto da peça para esta publicação. Não se perde muito. A análise é tão bem feita que reconstitui a peça em sua quase integridade.

Destaque-se que as duas experiências (do Federal Theatre e do Teatro de Arena) são devidamente consideradas nas relações com as circunstâncias em que se originam, como parte de um processo histórico do qual partem e no qual intervêm.

Eduardo Campos Lima nos fala da “sempre mal contada história do teatro de agitação e propaganda”. De fato, história que não tem tido a atenção merecida, e – pior – tem sido distorcida em nome de convenções e conveniências (teatrais ou não). Preenchendo a lacuna, este livro, além de dar relevo às duas experiências que são objeto de análise, retoma os marcos principais do teatro de agitprop.

Três linhas de informação que, habilmente tecidas, se abrem em contribuições valiosas para quantos se interessem por um teatro que ultrapassa limites das convenções e se afirma como meio de intervenção social.

Claudia de Arruda Campos

Coisas De Jornal No Teatro

R$ 23 , 50

Devolução grátis

Você tem 30 dias a partir do recebimento

Único disponível!

Compra Garantida receba o produto que está esperando ou devolvemos o dinheiro.

Compra Garantida com o Mercado Pago

Receba o produto que está esperando ou devolvemos o seu dinheiro

Saiba mais sobre garantia

Frete com o Mercado Envios

É o serviço do Mercado Livre que permite que você receba os seus produtos de forma rápida e segura.

Saiba mais sobre as formas de envio