top of page

ÁFRICA


Etimologia


Afri era o nome de vários povos que se fixaram perto de Cartago no Norte de África. O seu nome é geralmente relacionado com os fenícios como afar, que significa “poeira”, embora uma teoria de 1981, tenha afirmado que o nome também deriva de uma palavra de berbere, ifri, palavra que significa “caverna”, em referência à gruta onde residiam.


No tempo dos romanos, Cartago passou a ser a capital da Província de África, que incluiu também a parte costeira da moderna Líbia. Os romanos utilizaram o sufixo “-ca” denotando “país ou território”. Mais tarde, o reino muçulmano de Ifríquia, actualmente Tunísia, também preservou o nome.


Outras etimologias têm sido apontadas como originárias para a antiga denominação “África”:



No século I, o historiador judeu Flávio Josefo (Ant. 1.15) afirmou ter sido nomeado para Epher, neto de Abraão, segundo o Génesis (25:4), cujos descendentes, segundo ele, tinha invadido a Líbia.


aprica, palavra latina que significa “ensolarados”, mencionada por Isidoro de Sevilha (século VI), em Etymologiae XIV.5.2


aphrike, palavra grega que significa “sem frio”. Esta foi proposta pelo historiador Leo Áfricanus (1488-1554), que sugeriu a palavra grega phrike (φρίκη, significando “frio e horror”), combinado com o prefixo privativo “-um”, indicando assim um terreno livre de frio e de horror.


Massey, em 1881, afirmou que o nome deriva do egípcio af-rui-ka, que significa “para virar em direção a abertura do Ka.” O Ka é o dobro energético de cada pessoa e de “abertura do Ka” remete para o útero ou berço. África seria, para os egípcios, “o berço.”


2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page