top of page

Calendário Afro

21 – Nasce no bairro de Botafogo (RJ), a cantora e compositora Jovelina Faria Belfort, Jovelina Pérola Negra. (1944) 21 – Nasce, no Rio de Janeiro (RJ), o compositor Luiz Carlos Batista – Luiz Carlos da Vila, autor, entre outras obras, de “Kizomba, a festa da raça”, samba – enredo campeão do carnaval do Centenário da Abolição, em 1988. (1949) 21 – Albert J. Luthuli, líder político africano, recebe o Prêmio Nobel da Paz. (1967) 21 – Tem início em Argel, o Festival Cultural Pan-Africano. (1969) 22 – Nasce no Rio de Janeiro, o músico, cantor e compositor, ritmista, Administrador de Empresa e sambista, Elton Antônio Medeiros – Elton Medeiros, autor de “O Sol Nascerá”, “Recomeçar”, “Vida”, “Onde a dor não tem razão” (Elton Medeiros e Paulinho da Viola) entre outros sucessos. (1930)

23 – O atleta olímpico brasileiro, Adhemar Ferreira da Silva, conquista em Helsinque, Finlândia, a medalha de ouro no salto triplo com a marca de 16,22m superando o recorde mundial da prova. (1952) 23 – Oito crianças foram assassinadas e duas ficaram gravemente feridas, vítimas de um grupo de policiais militares, junto à Igreja da Candelária, Rio de Janeiro. O fato ficou conhecido como a Chacina da Candelária. (1993)

24 – Nasce em Villers-Cotterets, França, o escritor Alexandre Dumas, autor de “Os Três Mosqueteiros”, “O Conde de Monte Cristo”, “Os Irmãos Corsos”, entre outras obras. (1802)

25 – Nasce na Rua do Nogueira, no bairro pobre de São José, Recife (PE) Solano Trindade, poeta, pintor, teatrólogo, ator e folclorista, fundador da Frente Negra Pernambucana, do Centro de Cultura Afro-Brasileiro, para divulgação de artistas negros, e do Teatro Popular Brasileiro. (1908) 25-É organizada em Silver Bluff (EUA), por oito escravos, a I Igreja Batista Negra da América. (1778) 25 – Realiza-se no Teatro São Luiz, no Rio de Janeiro a primeira conferência abolicionista contando com a presença do Maestro Carlos Gomes. (1880) 25 – Nasce em Niterói (RJ), o compositor e instrumentista, Alcebíades Barcelos, o Bide. (1902) 25 – Nasce no Rio de Janeiro, o cantor, compositor e artista plástico, Nelson Matos – Nelson Sargento. (1924) 25 – Morre no Rio de Janeiro, aos 40 anos, de septicemia o jogador de futebol Moacir Cafuringa Fernandes. Cafuringa foi ponta-direita do Fluminense e atuou na Seleção Brasileira de Masters.

26 – Dia consagrado ao Orixá Nanã. – É considerada “Mãe de todos os Orixás” para alguns, e a mais velha deusa das águas. É considerada ainda mãe de Omulu e Oxumarê e às vezes também de Exu. Está associada à água e à lama que a liga a agricultura, à fertilidade, aos grãos. Suas cores são o azul-escuro e o branco. Seu elemento é a água. Saudação: Salubá. 26 – Nasce Marta Ferreira da Silva, Tia Marta do Império, mãe de santo conceituada do Morro da Serrinha, incentivadora do jongo, e integrante da Ala das Baianas do Império Serrano desde 1947. 26 – O Presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman ordena que haja doravante “…igualdade de tratamento e de oportunidade para todas as pessoas nas Forças Armadas, sem distinção de raça, cor, religião ou origem nacional. (1948)

28 – Os deputados Andrade Bezerra e Cincinato Braga apresentam Projeto de Lei n. 291 pretendendo proibir a entrada de “indivíduos humanos das raças de cor preta” no Brasil. (1921) 28 – Morre o comediante, instrumentista e cantor Antônio Carlos Bernardes, Mussum. (1994).

29 – Nasce Carmem Teixeira da Conceição, Tia Carmem do Xibuca, irmã de santo da famosa Tia Ciata. (1878) 29 – Nasce em São José dos Campos (SP), o poeta, crítico, historiador e jornalista, Cassiano Ricardo Leite – Cassiano Ricardo. (1895) 29 – Ialorixás da Bahia divulgam documento condenando o sincretismo religioso. (1986) 29 – Nasce na Bahia o cantor Anísio Silva. (1920)

30 – É enterrado no cemitério da Matriz, Campinas (SP), o entalhador Vitoriano dos Anjos. (1871) 30 – O atleta João Carlos de Oliveira, João do Pulo, conquista a medalha de bronze no salto triplo, durante as Olimpíadas de Montreal. (1976) 30 – Fundação no Rio de Janeiro da Vila Olímpica da Mangueira. (1987)

31 – Nasce em Queluz (SP), Natalino José do Nascimento – Natal da Portela, um dos fundadores e da Escola de Samba Portela. (1905)

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentarer

Bedømt til 0 ud af 5 stjerner.
Ingen bedømmelser endnu

Tilføj en rating
bottom of page