top of page

Calendário Afro – Maio

1 – Circula em Campos (RJ), o primeiro número do jornal Vinte e Cinco de Março, de propriedade de Carlos Lacerda, inimigo radical da escravatura, contendo matéria onde se insinuava que os abolicionistas daquela cidade utilizar-se-iam mesmos de métodos violentos, se isso se fizesse necessário, com vistas ao alcance de seus objetivos. (1884)

1 – O bloco “Vai Como Pode” dá origem ao G.R.E.S. Portela. Cores: azul e branco. (1935)

1 – Nasce em Salvador (BA), o poeta José Carlos Limeira Marinho Santos. (1951)

1 – Morre nos Estados Unidos, aos 62 anos de idade, o líder negro americano Eldridge Cleaver. (1998)

2 – Nasce em Miraí (MG), o cantor, compositor e letrista, Ataulfo Alves, autor de: “Ai que saudades da Amélia”, “Errei Sim”, “Na Cadência do Samba”, “Leva meu samba”, “Atire a primeira pedra”. (1909)

2 – Nasce na Bahia, Maria Stella de Azevedo Santos – Mãe Stella de Oxossi, uma das mais importantes ialorixás brasileiras, sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá. (1925)

2 – Com a atenção de todo o planeta voltada para a África do Sul e a presença de inúmeras personalidades, entre elas Coretta King, viúva do líder americano Martin Luther King, Nelson Mandela recebe a faixa presidencial de Frederick de Klerk, tornando-se o primeiro negro a presidir o país. (1994)

3 – Morre no Rio de Janeiro, o médico psiquiatra Juliano Moreira, que durante 20 anos ocupou o cargo de Diretor Geral da Assistência a Psicopatas. (1933)

3 – A ordem de São Bento institui o regime de “Ventre Livre” nas suas propriedades. (1865)

3 – Nasce numa pequena cabana de madeira na floresta de Barnweel (EUA), o “padrinho do soul”, James Brow. (1933)

3 – Nasce em Cachoeiro do Itapemirim (ES), Elson Ananias, o famoso mestre-sala Elson PV. (1940)

3 – Morre em uma manhã de domingo, no Rio de Janeiro, Benjamim de Oliveira – “O Rei dos Palhaços do Brasil”. (1954)

3 – Morre aos 50 anos, no Hospital Pedro Ernesto em Vila Isabel (RJ), vítima de infarte cerebral agudo Djalma Pereira Dias Jr. – Djalma Dias, um dos maiores estilistas entre os jogadores de defesa do futebol brasileiro. (1990)

5 – Nasce em Rio Claro, (SP), a cantora Vicentina de Paula Oliveira, Dalva de Oliveira que eternizou através de sua voz, canções como: “Ave Maria no Morro”, “Vingança”, “Máscara Negra”, entre tantos sucessos. (1917)

5 – Fundação no Rio de Janeiro, da Associação das Escolas de Samba do Brasil (AESB). (1952)

5 – Nasce em Salvador (BA), o Bloco-Afro Muzenza. (1981)

6 – É inaugurada em Salvador (BA), a Casa de Benin. (1988)

7 – Morre aos 69 anos, de câncer no estômago, em Botafogo (RJ), a cantora Elizeth Cardoso. (1990)

8 – Nasce em Hazlehurst, Mississipi (EUA), o cantor de blues, Robert Johnson. (1911)

8 – Nasce no bairro de Madureira, Rio de Janeiro, Neuma Gonçalves da Silva – D. Neuma, uma das mais tradicionais integrantes da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. (1922)

8 – Em uma noite histórica para o teatro brasileiro, o ator Aguinaldo Camargo no palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, viveu o trágico Brutus Jones O’Neill na peça “O Imperador Jones”. Era a primeira apresentação do T E N – Teatro Experimental do Negro. (1945)

8 – Morre aos 37 anos, no Hospital dos Servidores Municipais (RJ), o cantor e compositor Geraldo Theodoro Pereira – Geraldo Pereira. (1955)

8 – Morre no Rio de Janeiro, Marcelino José Claudino – Tio Maçu – um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e seu primeiro mestre-sala. (1973)

8 – Morre no Rio de Janeiro, aos 109 anos, Carmem Teixeira da Conceição – Tia Carmem, ou Carmem do Xibuca. (1988)

9 – Nasce no Rio de Janeiro o escritor, filólogo, bacharel em Direito, poeta, compositor e sambista Nei Braz Lopes – Nei Lopes. (1942)

9 – Fundação em Belo Horizonte (MG), da Casa Dandara, entidade voltada para a promoção da cultura afro-brasileira. (1987)

9 – O mundo toma conhecimento que dezenas de pessoas morreram no Zaire, vítimas do vírus Ebola. (1995)

10 – Fundação no município de Duque de Caxias (RJ), do G.R.E.S. Grande Rio. Cores: vermelho, verde e branco. (1971)

10 – O líder Nelson Mandela assume a presidência da África do Sul. (1994)

10 – Morre de câncer, aos 36 anos, em um hospital em Miami (EUA), o cantor e poeta jamaicano, Robert Nesta Marley O M. – Bob Marley. (1981)

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page