top of page

Bibliotecas comunitárias

Privado·1 membro

Sobre

Espaço de compartilhamento, troca e fluxos de informação como instrumentos de democratização e inclusão informacional visando o amadurecimento sociocultural


Dinamizar ambientes de compartilhamento, troca e fluxos de informação como instrumentos de democratização e inclusão informacional visando o amadurecimento das relações sociais nos bairros e comunidade. Potencializando o crescimento pessoal dos cidadãos através de práticas relacionadas diretamente com a escrita e leitura, bem como a interpretação a partir de sua visão de mundo e seu senso crítico. Espaços públicos de leitura e atividades correlacionadas com caráter autogestionário e comunitário como prática social inclusiva.

PLANO DE EXECUÇÃO IMEDIATO: PLANOS ANUAIS

PRORROGAÇÃO AUTOMÁTICA: SIM

OBJETIVOS GERAL

Implantar espaços comunitários tendo em vista o estímulo à leitura, a democratização da informação e a redução das desigualdades de acesso à conteúdo formativo, com disponibilização de recursos afins, bem como meios de comunicação de qualidade para a formação cidadã de crianças, jovens e adultos atendendo as necessidades informacionais dos usuários residentes na localidade, desenvolvendo assim, uma sociedade mais crítica e consciente.

OBJETIVOS ESPECÍFICO

• Propiciar o acesso e a democratização da informação através de espaço para leitura e pesquisas complementares às tarefas escolares;

• Mediar leitura e contação de história para crianças, com atividades culturais e socioeducativas e de lazer em geral;

• Oferecer cursos de aperfeiçoamento para trabalhadores e alguns serviços de emissão de documentos;

• Viabilizar um processo educativo no que se refere à formação de leitores, despertando na comunidade um interesse ainda maior pela leitura;

• Incorporar também a preocupação com a preservação dos acervos enquanto bem público;

• Promover a formação do indivíduo, o resgate da cidadania, a auto-estima e a integração social;

• Estimular na comunidade um olhar mais crítico para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente;

• Minimizar as diferenças culturais, raciais, econômicas, educacionais e a exclusão social.

JUSTIFICATIVA

A urgente necessidade de reverter o deficit de informação aos residentes em determinadas áreas, como também propiciar um espaço de convivência dotado de material formativo, com vista a democratização do acesso à informação. O conhecimento de sua história, como da história local, contribui para a valorização e zelo pelo processo de construção e desenvolvimento das práticas e atividades culturais, trazendo e potencializando o autoconhecimento. O despertar do senso crítico nos cidadãos, em especial nas crianças e jovens cuja as alternativas são bem limitadas, promoverá o empoderamento resultando no seu desenvolvimento social e o pleno exercício de sua cidadania e respeito as diferenças.

RESPONSABILIDADE SOCIAL:

ACESSIBILIDADE

O projeto Biblioteca comunitária será implantado em um espaço físico não comercial ao nível da via pública com acesso livre e irrestrito ponderado ao controle do agente zelador. Haverá um esforço para que em médio prazo seja adquirido junto ao acervo impressos adaptados para as pessoas com baixa ou nenhuma visibilidade, ou seja, material de leitura em braille, como também de audiovisual.

DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO

O acesso ao acervo será o mais amplo possível sendo no entanto, necessário um cadastro prévio dos usuários para fins de controle dos itens emprestado ou retirado para consulta no local. Também será realizado um trabalho de atendimento domiciliar nas imediações do projeto para pessoas com mobilidade reduzida ou dificuldades adversas.

DETALHES TÉCNICOS

ETAPAS DE TRABALHO

Aquisição do imóvel: 15 dias

Estruturação do espaço físico: 30 dias

Aquisição e catalogação do acervo básico inicial (1.000 unidades): 30 dias

FICHA TÉCNICA

Coordenador do projeto: será o responsável direto pela articulação e viabilização do projeto como um todo desde a aquisição do acervo e estrutura física e sua manutenção até a divulgação, implementação e sensibilização da comunidade quanto a importância do projeto na localidade.

Remuneração prevista: 1 ½ (um e meio) salário-mínimo nacional.

Secretaria do projeto: Será responsável por toda organização documental do projeto, bem como o agendamento das tarefas e zelo pelo espaço e todo o acervo.

Remuneração prevista: 1 (um) salário-mínimo nacional

3 Animador(a)s culturais: Terá como tarefa zelar pelo bom funcionamento do espaço em sintonia com as diversas agendas propostas em reunião de planejamento semanal.

Remuneração prevista: 1 (um) salário-mínimo nacional.

VALORES

Missão

Promover, incentivar, difundir e democratizar o acesso à cultura, à informação e a elevação da escolaridade de crianças, adolescentes e jovens

Clientela

Todos os residentes na comunidade previamente cadastrado

Dados sobre a aprendizagem

A comunidade dispõe de uma unidade de ensino municipal que abrange o ensino fundamental da primeira fase que funciona em tempo integral, porém de forma muito precária. Passado dessa fase de aprendizagem, os adolescentes são encaminhados para unidades educacionais em bairros vizinhos, contribuindo para a evasão escola e aumentando o já elevado índice de analfabetismo.

Diretrizes pedagógicas

Incentivo a leitura por meio de rodas de conversa e mediação de leitura, oficina de produção e elaboração de texto, contação de história. Parcerias com entidades afins, visitação a espaços literários.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Funcionamento em horário comercial com horário estabelecido em conformidade com a comunidade local para empréstimo de livro;

Atividades externar, como viagens literária, rodas de conversas, oficinas e cine clube em área pública em parcerias com instituições afins;

Aulas de reforços escolar e preparatórios para concurso e Enen, bem como atividades extracurriculares.


Informações

  • Privado

    Apenas membros aprovados podem ver esse grupo.

  • Visível

    Mostrado aos visitantes do site.

  • 7 de julho de 2023

    Criado

  • Livraria Pandora
bottom of page