top of page

Por que as favelas se chamam favelas?

Na foto acima você vê o que é considera a primeira favela do Brasil – O Morro do Pinto, em Santo Cristo, no Rio de Janeiro, por volta de 1910.

Mas…por que as favelas se chamam favelas?

Pois bem, o nome “favelas” não tem nada a ver com esse morro. O nome provavelmente vem de uma árvore do cerrado e caatinga.

Mais ou menos entre 1896 e 1897, um grande número de sertanejos, liderados por Antônio Conselheiro, fundaram a comunidade de Canudos no interior da Bahia. Canudos ficava perto de um monte chamado ‘Morro da Favela’.

O morro assim era chamado porque lá cresciam muitas favelas, plantas euforbiáceas espinhosas, xerófilas, bastante resistentes à estiagem. ‘Favela’ é diminutivo de fava (planta leguminosa, como os feijões), assim como ‘barbela’ é de ‘barba’ e ‘costela’ é de ‘costa’.

As sementes das favelas, na verdade, parecem muito com a das favas. O gênero significa ‘espinho urticante’ (do grego ‘knídos’: urtiga; ‘skólos’: espinho). O epíteto específico significa ‘folha de carvalho’.

Mas o nome comum, favela, apareceu, entretanto, por escrito só em 1902 na obra ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha. Nesse livro, Euclides explica a Guerra de Canudos, o conflito entre os seguidores de Conselheiro e o Exército Brasileiro, e cita, em certos trechos, tanto a favela quanto o Morro da Favela.

Depois do massacra de Canudos, os soldados voltaram para o Rio de Janeiro, então capital republicana.

Após a guerra, os soldados deixaram de receber seus salários, e, por falta de melhores condições, se instalaram em barracos nos morros da cidade sem nenhuma infraestrutura. Os primeiros foram no atual ‘‘Morro da Providência’, que, relembrando o Morro da Favela, em Canudos, passou a chamar simplesmente de ‘favela’.


Fonte: Página do Facebook Nota

30 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page