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Mais que um malandro: Zé do Caroço como um símbolo de organização comunitária e resistência cultural
A canção "Zé do Caroço", composta por Leci Brandão em 1978, é um retrato falado da vida em comunidades marginalizadas no Brasil, especificamente no Morro do Pau da Bandeira, no Rio de Janeiro. Através de uma narrativa musical, a canção nos apresenta a figura de Zé do Caroço, um líder comunitário que utiliza um sistema de alto-falantes para informar e conscientizar os moradores da favela. Sob uma perspectiva etnográfica, a letra da música revela diversos aspectos da vida soci
Helbson de Avila
22 de nov. de 20242 min de leitura


A carne mais barata do mercado: uma análise etnográfica da canção de Elza Soares
A música "A Carne", interpretada por Elza Soares, é um grito potente contra o racismo e a desigualdade social no Brasil. Lançada em 2002 no álbum "Do Cóccix até o Pescoço", a canção, composta por Seu Jorge, Marcelo Yuka e Ulisses Cappelletti, vai além da denúncia, tornando-se um manifesto em defesa da população negra e de sua ancestralidade. Observando a letra sob uma perspectiva etnográfica, podemos analisar como ela reflete a realidade social e histórica da população negra
Helbson de Avila
21 de nov. de 20242 min de leitura


Identidade: a música como um canto para o autoconhecimento e a liberdade
A canção "Identidade", imortalizada na voz de Jorge Aragão, transcende a melodia e se transforma em um poderoso retrato etnográfico da experiência negra no Brasil. Através de seus versos, Aragão tece um mosaico complexo que entrelaça história, cultura, religião e resistência, revelando as nuances da identidade afro-brasileira e as marcas profundas deixadas pela escravidão e pelo racismo. A música ecoa como um grito de autoafirmação em meio a uma sociedade que insiste em negar
Helbson de Avila
21 de nov. de 20242 min de leitura
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