Olá, comunidade leitora da Pandora!
Acabamos de publicar em nosso blog um ensaio aprofundado sobre a obra fundamental de Conceição Evaristo e seu conceito de "escrevivência". Um convite a mergulhar na forma como memória, denúncia e uma poética negra singular se entrelaçam em sua escrita.
➡️ Vocês podem ler o ensaio completo aqui: https://www.livrariapandora.com.br/post/a-escrevivência-de-conceição-evaristo-memória-denúncia-e-poética-negra-na-literatura-brasileira-co
O texto explora como Evaristo transforma vivências marcadas pelo racismo e pela exclusão em literatura potente, analisando obras como Ponciá Vicêncio, Becos da Memória e Olhos d’Água. Discutimos a centralidade da memória e da ancestralidade, a estética que dialoga com a oralidade, a força das personagens (especialmente as femininas) e o impacto político de sua obra na reconfiguração da literatura brasileira.
Abrimos este espaço aqui no fórum para que possamos conversar sobre as ideias apresentadas no ensaio e, de forma mais ampla, sobre o universo literário e o pensamento de Conceição Evaristo.
Gostaríamos de ouvir vocês! Para iniciar o debate, lançamos algumas perguntas:
O ensaio discute a "escrevivência" como uma escrita que nasce da experiência. Como vocês percebem essa relação entre vida e ficção operando na prática na obra de Evaristo? Que efeitos essa abordagem causa em você como leitor(a)?
Além das obras analisadas, quais outros textos (contos, poemas) ou aspectos do trabalho de Conceição Evaristo vocês consideram fundamentais para compreendê-la?
Quais diálogos vocês estabelecem entre a obra de Evaristo e outros autores ou pensadores (negros, indígenas, feministas, decoloniais) que também abordam memória, resistência e crítica social?
Sintam-se à vontade para compartilhar suas interpretações do ensaio, suas experiências de leitura com a autora, dúvidas, críticas construtivas e sugestões de leituras relacionadas.
Lembramos a todos a importância de um debate respeitoso, argumentativo e focado na troca enriquecedora de ideias.
Vamos conversar!
#ConceicaoEvaristo, #Escrevivencia, #LiteraturaNegra, #LiteraturaBrasileiraContemporanea, #PensamentoNegroBrasileiro, #MemoriaAfroBrasileira, #IdentidadeNegra, #LeiaMulheresNegras, #AutoraBrasileira, #RacismoNoBrasil, #FeminismoNegroBrasileiro, #PonciaVicencio, #BecosDaMemoria, #OlhosDAgua