top of page

Podcast Fragmentos conversa com Afonso Celso, confira!

Afonso Celso foi o primeiro entrevistado do Podcast Fragmentos. Ele falou sobre o seu livro, "O Mantra", e falou também sobre suas inspirações e expectativas. Se ainda não ouviu, poderá ler a entrevista na íntegra,

Helbson de Avila - Olá gente, esse aqui é o fragmentos, o podcast da livraria Pandora e eu, eu sou Helbson, a pessoa que vai conduzir essa conversa com você. Hoje é terça-feira e vamos receber a ilustre presença do nosso querido amigo Afonso Celso. Afonso Celso é autor do livro mantras, eu vou dispensar as apresentações tanto do livro, quanto dele porque vou logo chamá-lo para essa conversa, esse bate-papo. Afonso fala pra gente um pouco de você, quem é Afonso Celso?


Afonso Celso - Eu sou professor de matemática formado do pela universidade federal Fluminense, e sou ator formado pela UNIRio. Eu sou professor de matemática da rede pública do Rio de Janeiro há mais de 30 anos. Rede Municipal e também é trabalho em escolas particulares desde 1986. É... como ator já fiz muito teatro, cinema e televisão, atualmente eu tenho um canal de vídeos de humor político. Né… chamado Poli Humor, onde eu atuo como ator, redator e eventualmente diretor. E… atualmente também sou vice-presidente do sindicato dos professores das escolas, dos professores das escolas particulares, o Sinpro Rio.


Helbson de Avila - Puxa Afonso, realmente é uma bagagem e tanto né, é uma experiência longa aí né... mais de 30 anos de docência, conhece a realidade muito bem aí do, do, do, da categoria né. E... fala um pouquinho do seu livro né, parece que ele tem muito a ver com a sua vivência isso mesmo?


Afonso Celso - É… o livro mantra ele nasceu de uma necessidade que eu tinha de falar um pouco sobre esse adoecimento mental, que a categoria de professores sofrem devido à sua estafante jornada de trabalho, né. É uma jornada que, fictícia mas é uma jornada que muitos professores enfrentam de trabalhar pela manhã, à tarde e à noite, em colégios diferentes e isso faz com que esse esgotamento dos professores, o levam ao adoecimento mental. É no caso do meu livro, também fez parte do processo de escrita. É um trabalho que eu tinha com o meu grupo de teatro, chamado grupo ARTE - ação e reflexão teatral. Em que a gente fazia a partir de improvisações. A gente construía, um personagem e depois ia trocando histórias.Como esse trabalho acabou não não indo a público né, por diversos problemas eu aproveitei esse material e junto com toda essa minha bagagem de professores mais de 30 anos em sala de aula. Eu acabei escrevendo um mantra, que é a história de um professor que vai adoecendo mentalmente e com isso ele vai se tornando uma pessoa perversa.


Helbson de Avila - Uau Afonso! Realmente o livro é muito bom, eu tive a oportunidade de ler então eu sou suspeito para falar, mas você falando aqui, a gente pode passar para os nossos ouvintes né, que é uma experiência maravilhosa, fantástica. Quem é professor ou conhece a rotina, vai logo se identificar. E espera-se né, que tome as precauções, antes que seja tarde né? Porque, o que acontece (com) com o personagem do livro, muitas das vezes acontece com a pessoa na vida real e ela nem se dá conta. E ainda mais nesse período que estamos vivendo, um período de pandemia né, com essa questão do ensino híbrido, enfim. Né! Mas, e falando em pandemia, fala pra gente um pouquinho como é que está a sua rotina nesse período. Eu sei que você é ator, tem um canal no YouTube, tem o programa MEC. Fala um pouquinho para gente, da sua atividade nesse período.


Afonso Celso - Durante a pandemia eu só realizei trabalhos para o meu canal. Né, nós fizemos alguns vídeos. É, em sua maioria, cada um gravando de casa. Mas nós chegamos a fazer num determinado momento com poucas pessoas alguns trabalhos presenciais. É sobre teatro eu tive até um convite para fazer, mas seria um teatro online e como eu já estou sem fazer teatro há bastante tempo, eu não aceitei porque a minha vontade quando retomar meus trabalhos como ator teatro, é no palco, é com o público. Realmente, é um pra mim, que sinto falta do teatro, este teatro, né. Para fazer este ato online eu preferia investir todo o meu tempo e disposição para fazer os meus trabalhos no meu canal de vídeos.


Helbson de Avila - Meus amigos, estamos aqui conversando com Afonso Celso, professor, educador da rede pública e privada, teatrólogo, ator, diretor, roteirista e aí ele, tem também um canal no YouTube, o Poli Humor, muito bom! Quem já teve a oportunidade de ver sabe, quem não teve acesso lá, canal Poli humor. Também tem um programa no canal Iaras e Pagu, chamado MEC - Movimentando Educação e Cultura, todas as quartas-feiras. Maravilhoso, com entrevistas fantásticas. Afonso, mas tirando essa questão aí da da de ator diretor, enfim seguindo ainda na linha da da literatura, quais são os seus planos para os próximos para o próximo período? É, a gente não sabe até quando vai essa pandemia, mas quais são os seus planos?


Afonso Celso - Primeiro eu nunca tive a pretensão de ser um, um autor, né. Um escritor de romance. Eu já havia escrito uma peça, eu escrevo roteiros, mas romance assim, esse foi o primeiro porque foi um, uma explosão de idéias que eu tive e uma vontade muito grande de falar. Só que, a partir daí eu comecei a entender um pouco né, a carpintaria de fazer um romance e com os estudos que fiz pra... com escolas de roteiro, fui adaptando algumas coisas para esse meu trabalho que eu fiz com o mantra, e eu tenho dois projetos engatilhados, né. Duas sinopses digamos assim como a gente falando roteiro, sinopse para dois novos romances, né. É, e eu espero assim, não não tenho pressa de lançá-lo, eu vou escrevendo assim como, né sem nenhum tipo de disciplina, mas eu espero quem sabe daqui a um ou dois anos eu lance mais um romance, aí. Já que se o mantra me deu uma satisfação muito grande, é, no seu resultado.


Helbson de Avila - OPA! Veja só, em primeira mão, vindo direto da boca do autor, dizendo aí que tem mais um livro no forno, pronto para sair. Vamos ficar na torcida e aguardar os próximos capítulos. Com certeza no próximo episódio que o Afonso nos brindar com sua presença a gente vai, já vai ter os spoilers, e aí galera fique ligado porque Afonso é o máximo. Afonso quero agradecer muito a sua participação neste primeiro episódio em forma de entrevista. Vamos fazer regularmente e espero contar com você em outras ocasiões, tá. Fica aí, esse momento aí pra você fazer suas considerações. E pessoal siga ai o Afonso, tá. Vai lá Afonso, é com você.


Afonso Celso - Eu queria agradecer a livraria Pandora pela parceria. Foi a primeira livraria a acreditar no meu trabalho e me fazer essa parceria de vendas, né. Divulgação do meu trabalho. E convido a todos, quem puder né, adquirir, aí o livro, o mantra e ler dá esse esse retorno pra gente, eu espero que vocês gostem, é um, é um trabalho que a gente pretende divulgar um pouco pra sociedade, né. O quanto do sofrimento por passar um profissional de educação do nosso país e aproveitar vocês a todos e todos aí convidar vocês também para conhecer meu canal de vídeos de humor, O Poli Humor, que está lá no YouTube, quem puder assistir, se inscrever, curtir, comentar, compartilhar. A gente sempre pede isso e agradece muito a quem o fizer. Grande Abraço!


Helbson de Avila - Valeu Afonso, muito obrigado pela sua participação, agradeço imensamente de coração, por estar nos brindando por esse… com essa sua experiência. Fica por aqui o nosso programa fragmentos e a gente se encontra com uma nova entrevista na próxima semana e nesse intervalo fique com as nossas poesias. Obrigado e até mais!

________________________________________________

Escolha sua plataforma favorita😉, compartilhe com seus contatos e comente nos post o que você achou da entrevista. Estamos esperando suas considerações, tá bom?


Anchor

https://anchor.fm/livraria-pandora/episodes/Fragmentos-Pandora-com-o-autor-Afonso-Celso-e113401


Google Podcast

https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy81YWQwMmVjNC9wb2RjYXN0L3Jzcw==


Spotify

https://open.spotify.com/show/7hs0T3cEbBj3xlr1Smdmpm


Break

https://www.breaker.audio/fragmentos-pandora


PocketCasts

https://pca.st/62ev5703


RadioPublic

https://radiopublic.com/fragmentos-pandora-60lXBL


Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page